ATENÇÃO!!!!

ATENÇÃO!!!!

Este blog foi desativado.
A partir de agora, o Arquivo Histórico Municipal de Santa Maria passa a divulgar seu conteúdo através do site institucional do Arquivo, no endereço virtual web2.santamaria.rs.gov.br/arquivohistorico.
Obrigado pela visita!
Att.
A diretora do AHMSM,
21/11/2013

06 junho 2011

Destaques do Acervo: Monumento do Coronel Niederauer - Av. Rio Branco (1922)

O blog do Arquivo Histórico, em homenagem à revitalização da Avenida Rio Branco, destaca um documento e uma fotografia de seu acervo referentes ao Monumento do Coronel Niederauer, localizado nessa importante avenida de nossa cidade.

E, para fazer um comentário sobre esses documentos, nada melhor do que contar com o conhecimento do Prof. José Antonio Brenner, pesquisador do Arquivo Histórico Municipal de Santa Maria e associado número 1 da AMARQHIST.


_ clique para ampliar _
Em setembro de 1922, a Comissão Promotora do Monumento: Raul de Miranda e Silva, Arthur Mergener e Catão Coelho, com o jornalista Olavo Gianelli.

O monumento ao Cel. João Niederauer Sobrinho é o mais antigo de Santa Maria. Foi inaugurado durante as comemorações do centenário da Independência, em setembro de 1922. É de autoria do escultor português Rodolfo Pinto do Couto, que vivia no Rio de Janeiro. A herma, os ornatos e as inscrições foram fundidos em bronze, em Florença, quando o autor lá aprimorava sua arte e técnica.

Foi o resultado de uma bem-sucedida campanha liderada por Catão Vicente Coelho para homenagear o mais importante herói militar da região. Para realização da obra, de elevado custo, os recursos financeiros foram obtidos por contribuições do povo de Santa Maria e outras cidades e também de algumas instituições e empresas, sem verbas públicas. Isso torna o monumento mais valioso como patrimônio comunitário.

A ata de entrega do monumento ao Intendente Ernesto Marques da Rocha e ao Conselho Municipal afirma a confiança de que seria dispensado “todo zelo e carinho à sua conservação”, o que seria transmitido aos sucessores, “para que assim se suceda na perpetuidade do tempo.” Isso acentua a responsabilidade das autoridades municipais.

Durante anos, o monumento esteve ao abandono e vandalizado, perdendo os ornatos de bronze. No curso da revitalização da Av. Rio Branco, o monumento Niederauer está em processo de restauração. Será também elevado, dando o merecido destaque ao herói homenageado e à qualidade artística da obra.


José Antonio Brenner, da AMARQHIST.

Ata de entrega ao Município assinada pelos membros citados na foto e mais Guilherme Pinto de Athayde e João Lenz 
.
 _ clique para ampliar   

0 comentários:

Seguidores

Amarqhist

Arquivo de posts

  © Arquivo Histórico Municipal de Santa Maria l Template by Ourblogtemplates.com l Adaptado por Diego Oliveira