ATENÇÃO!!!!

ATENÇÃO!!!!

Este blog foi desativado.
A partir de agora, o Arquivo Histórico Municipal de Santa Maria passa a divulgar seu conteúdo através do site institucional do Arquivo, no endereço virtual web2.santamaria.rs.gov.br/arquivohistorico.
Obrigado pela visita!
Att.
A diretora do AHMSM,
21/11/2013

06 janeiro 2011

Resgate histórico do Edifício Cauduro e seu aproveitamento turístico

Eduardo Corrêa de Barros Grassi (2)
Eva Regina Barbosa Coelho (3)

Na presente pesquisa, abordou-se, sob a forma de um resgate histórico, a viabilidade do aproveitamento turístico do Edifício Cauduro de SM-RS. Por meio da pesquisa bibliográfica descritiva e documental, da aplicação de entrevistas e da técnica da história oral, buscou-se na história da cidade, em fotos antigas e atuais do edifício, subsídios para formatar a proposta de reutilização do patrimônio em questão. 

Considerando-se que o edifício se encontra atualmente desvalorizado, a pesquisa mostra que se ele for reutilizado com uma proposta que vise ao aproveitamento de seus elementos histórico-culturais, o Edifício Cauduro poderá tornar-se um atrativo da categoria do turismo cultural e ajudará no processo de desenvolvimento da cidade e da região.

A etapa da pesquisa documental foi realizado no Arquivo Histórico Municipal de Santa Maria (cópias de textos e fotos) e na Casa de Memória Edmundo Cardoso, onde foram pesquisados jornais, fotos antigas e textos sobre o Edifício Cauduro.



(2) Acadêmico do Curso de Turismo - UNIFRA.
(3) Orientadora - UNIFRA.

0 comentários:

Seguidores

Amarqhist

Arquivo de posts

  © Arquivo Histórico Municipal de Santa Maria l Template by Ourblogtemplates.com l Adaptado por Diego Oliveira